Um Sistema Doente

Governo de gestão não pode avançar com pedido de ajuda externa
Público Online


O nosso sistema político dá mais um sinal da sua fraca saúde.
Estamos perante um bloqueio do sistema, que é algo que a generalidade das democracias do mundo desenvolvido há muito aprenderam a superar. É como apanhar escarlatina num Resort em Vila Moura ou Lepra num WC da Casa da Música

O nosso sistema é de tal forma anacrónico e absurdo que conseguiu contrair uma doença em que única cura possível é o recurso a sanguessugas. No século XIX, havia uma figura quase legal para resolver bloqueios de sistema e que, obviamente, caiu em desuso, o golpe de estado institucional. Normalmente era dado por Reis ou Primeiros-ministros, quando alguns tipos gordos, de farto bigode e feitio quezilento conseguiam a proeza de bloquear irremediavelmente um sistema que supostamente tutelavam. Basicamente, consistia na suspensão temporária do parlamento, seguido pela constituição de um governo dito de salvação nacional, com amplos poderes, e, posteriormente, um novo plebiscito. Ou seja, o equivalente político a reiniciar o computador em módulo de segurança.

È claro que seria extremamente difícil explicar à União Europeia que, além de termos elegido os mais incompetentes da nação para gerirem a coisa pública, teríamos que recorrer a uma estratégia que não é utilizada desde 1920, quando o Chanceler Bauer viu o seu golpe institucional ser triturado por uma revolução marxista e uma contra-revolução militarista.

Este impasse institucional diz muito sobre o nosso sistema:
- O nosso sistema e tão atrasado que consegue contrair doenças já totalmente erradicadas
- Os nossos políticos são gente do século XIX, ainda que sem os fartos bigodes e com alguns quilinhos a menos.


Se há alguém que ainda acredita nesta democracia não representativa, que ponha a mão no ar!

0 comentários: